14º aniversário do Google


Google é o site mais acessado do mundo.


A história :

Em 1995, Larry Page e Sergey Brin se conhecem em Stanford. Larry, um estudante da Universidade de Michigan com 22 anos, está visitando Stanford. Sergey, de 21 anos, é encarregado de mostrar-lhe o campus. Conforme alguns relatos, eles discordam em quase tudo que conversaram nesse primeiro encontro.

Eles iniciam uma parceria para o desenvolvimento de um mecanismo de pesquisa chamado BackRub, que opera em servidores de Stanford durante mais de um ano, e acaba por usar largura de banda excessiva para os padrões da universidade.

Larry e Sergey decidem que o mecanismo de pesquisa precisa de um novo nome. Após algumas sugestões, eles escolhem Google, um trocadilho em cima da palavra "googol", termo matemático para o número representado pelo dígito 1 seguido de cem dígitos 0. O uso do termo reflete a missão da dupla em organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web.

O cofundador da Sun, Andy Bechtolsheim, assina um cheque de US$ 100 mil para uma entidade que ainda não existe: uma empresa chamada Google Inc.

O Google cria um local de trabalho na garagem de Susan Wojcicki, no endereço 232 Santa Margarida, Menlo Park.


O Google formaliza a criação da empresa na Califórnia no dia 4 de setembro. Algum tempo depois, Larry e Sergey abrem uma conta bancária no nome da nova empresa e depositam o cheque de Andy Bechtolsheim.

Larry e Sergey contratam Craig Silverstein como o primeiro funcionário. Trata-se de um destacado estudante de ciências da computação de Stanford.

A revista "PC Magazine" escreve que o Google "tem uma capacidade incomum de retornar resultados extremamente relevantes" e classifica a empresa como o principal mecanismo de pesquisa na lista "Top 100 Web Sites" de 1998.

História completa até os dias de hoje - clique aqui...