Problemas com produto comprado na internet ?



Saiba o que fazer :

Comprar sem sair de casa, escolher e pesquisar preços com facilidade fizeram da internet um importante canal de compras. Porém, os consumidores não contavam que tanta comodidade poderia se transformar, eventualmente, em prejuízo.


De acordo com um levantamento realizado pelo portal de defesa do consumidor Reclame Aqui, o volume de reclamações apuradas em dezembro de 2010 avançou 320%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. A análise considerou as 14 lojas virtuais de maior operação no país, que receberam, juntas, 13.186 reclamações de consumidores on-line, cerca de 23% do registro anual.

O atraso na entrega dos produtos figura no topo do ranking de insatisfação dos clientes, respresentando impressionates 74% das ocorrências. Em seguida, responsáveis por 26% das reclamações pós-Natal, estão as queixas sobre a entrega de produto errado e com defeito, mau atendimento, propaganda enganosa e outros.

Mas, mesmo com tantas reclamações, será que o consumidor sabe quais são os seus direitos e os deveres dessas lojas virtuais? Consultamos especialistas para indicar ao comprador o que ele deve saber antes de adquirir um produto pela internet.

Atraso na entrega dos produtos :

De acordo com a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Mariana Ferreira Alves, o prazo de entrega vinculado à oferta deve ser cumprido pela empresa. Caso contrário, o consumidor pode exigir a entrega imediata do produto, a devolução do valor pago ou, ainda, a troca por outro produto de mesmo valor.

Em caso de dúvidas, a advogada recomenda que o comprador verifique o artigo 35 no Código de Defesa do Consumidor referente a situações de descumprimento da oferta.

Mariana lembra que moradores de São Paulo contam com a Lei da Entrega, que determina que as empresas fixem data e turno para a entrega dos produtos.

É entregue um produto errado :

O professor da FGV Roberto Kanter afirma que, quando um produto incompatível com o pedido for entregue, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor e solicitar a troca imediata ou a restituição da quantia paga.

Por Tainah Fernandes - Yahoo! Notícias

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