Desative componentes inúteis do Windows 7


Desative componentes inúteis do Windows 7 e deixe o sistema mais rápido.
win7-1.png
O Windows 7 em relação ao Windows Vista tem a seu favor respostas bem mais rápidas aos comandos, apesar de que em algumas operações, como a inicialização do micro, ainda é mais lenta.

Mas se você precisa de mais velocidade, é possível eliminar alguns serviços desnecessários do sistema, como aplicativos que não são utilizados ou serviços inúteis para a sua configuração. Desta maneira você economizará memória melhorando a performance do sistema.

Também é possível eliminar o número de programas que iniciam junto com o sistema operacional, acelerando a inicialização e poupando mais memória.

Desativando Serviços
O sistema Windows 7 vem com um pacote de serviços padronizado sendo que alguns poderão ser desabilitados para a maioria dos usuários, sem afetar o seu funcionamento do sistema, e é claro liberando mais memória do seu PC.

Para acessar a lista de todos os serviços do Windows 7, clique no botão Iniciar


No campo Pesquisar programas e arquivos digite: services.msc


De um duplo clique no link Services


Para desligar um serviço, clique com o botão direito do mouse sobre um serviço escolhido e clique em Propriedades. (Se preferir, basta um duplo clique sobre o serviço escolhido).

Como exemplo, vamos utilizar um serviço que poderemos desativar sem medo, que é Cliente de rastreamento de Link Distribuído.


Em Tipo de inicialização escolha Desativado e clique no botão OK.


Agora com muita atenção, repita este procedimento para os serviços mostrados abaixo, caso não sejam úteis para a aplicações no seu sistema:

1) Cliente de rastreamento de link distribuído: Mantém vínculos entre arquivos NTFS em um computador ou através de computadores em uma rede. (default= automática – se desejar ativar novamente)

2) Registro remoto (RemoteRegistry): Permite que usuários remotos modifiquem configurações do Registro neste computador. Se este serviço for parado, o Registro só poderá ser modificado por usuários deste computador. Se este serviço for desativado, os serviços que dependerem dele explicitamente não serão iniciados. (obs.: desativar este serviço é até mais seguro). (default=manual)

3) Serviço Agendador do Windows Media Center: Inicia e interrompe a gravação de programas de TV no Windows Media Center. (default = manual)

4) Serviço de Criptografia de Unidade de Disco BitLocker: Somente para quem não utiliza este recurso de criptografia em disco pode desligar. (default = manual)

5) Serviço de Entrada de Tablet PC: Se você não tem um Tablet PC, pode desativar. (default = manual)

6) Serviço de Relatórios de Erro do Windows: Envia dados sobre erros no sistema para a Microsoft. (default = manual)

7) Serviço Receptor do Windows Media Center: Se você não tem placa de vídeo com captura de FM e TV, pode desativar. (default = manual)

8) Auxiliar de IP: Fornece conectividade em túnel usando tecnologias de transição do IPv6 (6to4, ISATAP, Port Proxy e Teredo) e IP-HTTPS. Se esse serviço for parado, o computador não terá os benefícios de conectividade aprimorada que essas tecnologias oferecem. Redes domésticas com banda larga podem desativar este serviço. (default= automática)

9) Serviço Enumerador de Dispositivos Portáteis: Permite o compartilhamento de arquivos do Media Player com drivers externos. (default = manual)

Bem, estes são alguns dos serviços que poderão ser desativados sem medo. Se necessitar a reativação é só entrar novamente em Serviços , selecionar o serviço desativado e em Propriedades definir o Tipo de inicialização conforme mostra o “default” manual ou automático e clicar no botão OK.

Eliminando programas na Inicialização
Por incrível que pareça, o velho utilitário MSConfig ainda está em pleno vapor no Windows 7. Ele é ainda o aplicativo que permite você configurar quais programas devem ou não rodar durante a inicialização do sistema.

Para acessá-lo, clique no botão Iniciar e no campo Pesquisar programas e arquivos digite: msconfig


Com o mouse, de um duplo clique sobre o link msconfig. Selecione a aba Inicialização de Programas e desative os programas que achar desnecessários para a inicialização durante o carregamento do Windows7.

Muitos programas poderão ser inicializados somente quando necessários, sem precisar de carregamento automático durante a inicialização do sistema operacional. Com atenção, escolha quais devem ser desativados.

Depois de desativar os programas, clique em OK e reinicialize o sistema.


Verifique agora se você obteve ganhos na velocidade. Lembre-se, o aumento é bem mais perceptível em máquinas com poucos recursos de memória RAM e de processador…

 ATENÇÃO : As dicas apresentadas neste artigo devem ser realizadas por usuários mais experientes. Não me responsabilizo por danos no sistema operacional que possam ocorrer devido a utilização errada dessas dicas. Portanto, todo cuidado é pouco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse ! - Não escreva nada ilegal