Mitos e verdades sobre o micro-ondas

Saiba alguns mitos e verdades sobre o seu micro-ondas:


Alimentos:
Em funcionamento, o micro-ondas agita as moléculas de água contidas nos alimentos, aumentando a temperatura e produzindo vapor, o que pode gerar expansão de peles ou cascas. Por isso, para aproveitar uma refeição saborosa, alimentos como ovo, tomate, batata e linguiça, entre outros, devem ser perfurados ou cortados antes de irem ao forno.


Acessórios:
Os modelos de micro-ondas contam com acessórios que facilitam o uso do produto e o cozimento do alimento, como vaporeiras, formas e potes. É importante que o acessório tenha o tamanho adequado para acompanhar o giro do prato. Além disso, assim como no forno, o consumidor deve usar luvas térmicas ao retirá-lo do micro-ondas.


Recipientes:
Cuidados com panelas, potes e embalagens são fundamentais para evitar pequenos acidentes. Embalagens totalmente fechadas não devem ser aquecidas, pois há o risco de estourar. Potes plásticos que não sejam próprios para micro-ondas não suportam o calor e podem derreter. Já os recipientes metálicos podem gerar faíscas. O uso do papel alumínio somente é indicado desde que ele seja utilizado para proteger partes do alimento e que mantenha uma distância mínima de cinco centímetros das paredes internas do forno.

Limpeza:
É essencial evitar o acúmulo de alimentos. Por isso, limpe o forno sempre que houver derramamento de líquidos, resíduos de gordura ou qualquer outro tipo de sujeira. A limpeza do gabinete e da porta deve ser feita com um pano umedecido em água e sabão neutro. Para a remoção de sujeiras difíceis, é indicado aquecer no micro-ondas uma pequena jarra de água com algumas rodelas de limão por 3 a 4 minutos na potência máxima.

Instalação:
As saídas de ar do micro-ondas não podem ser obstruídas. Por isso, potes utensílios e panos não devem ser colocados em cima do produto, evitando ainda o risco de que caiam ao se abrir a porta do forno. Além disso, as distâncias mínimas entre o micro-ondas, paredes e outros eletrodomésticos, que constam no manual de instruções, devem ser respeitadas....


Referência...