Aprenda assar um peixe inteiro

Peixe combina com verão. (Fotos: Marina Maria)

Essa receita usa três dicas dos caiçaras: salgar o peixe de um dia para o outro, assá-lo em uma cama de vegetais e recheá-lo com temperos e especiarias. Tudo isso faz com que a carne fique tenra e muito saborosa.


Ingredientes:

1 peixe inteiro, limpo e sem escamas, de cerca de 600 gramas ( tainha, corvina ou cioba);
1 talo de alho-poró cortado em rodelas;
1 cebola pequena cortada em rodelas;
1 limão em fatias;
2 dentes de alho;
1 colher de chá de coentro em grão;
1 colher de chá de açafrão em pó;
2 colheres de sopa de azeite;
½ de maço de salsinha limpo e seco;
2 batatas; e
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Como fazer:

Cama de batatas.

Na noite anterior, passe o peixe por água corrente e seque-o com um pano limpo. Tempere-o com sal, espalhando por toda a pele e também dentro de sua cavidade. Leve à geladeira coberto por filme plástico até o dia seguinte.
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Passe o peixe por água corrente para tirar o excesso de sal e seque-o. Num pilão ou no mini-processador, coloque o alho, os grão de coentro, o açafrão, a pimenta do reino e o azeite. Bata até que vire uma pasta. Espalhe-a por dentro e por fora do peixe.

Recheio.

Unte levemente o fundo de uma assadeira com azeite. Corte as batatas em rodelas de cerca de 1cm e disponha em uma camada, formando uma "cama" para o peixe. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite.


Coloque o peixe por cima das batatas. Use metade do alho poró, da cebola, da salsinha e das fatias de limão para rechear o peixe, certificando-se de que estão espalhados por toda a cavidade. Use o restante para espalhar por cima, finalizando com mais um fio de azeite.

Leve ao forno por cerca de 45 minutos, ou até que a carne solte-se facilmente com um garfo.

Por Marina Maria | Yahoo! Contributor Network...