Rocambole de carne


Ingredientes da massa:

1 kg carne moída
2 pães franceses (ou quantidade equivalente de qualquer outro pão salgado)
1 cebola média picadinha
1 dente de alho picadinho
½ xícara de salsinha picada
1 ovo inteiro
Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de preparo

Coloque o pão em uma bacia pequena e cubra com água para ele se desmanchar. Com a ponta dos dedos vá mexendo no pão para acelerar o processo. Depois de bem desmanchado, escorra bem a água, apertando o pão, se preciso.
Numa tigela misture a carne moída, a salsinha, o ovo, o pão desmanchado, a cebola e o alho até que forme uma massa bem homogênea. Reserve.

Dica:

Para os dias mais quentes adicione 2 cubos de gelo durante o processo da mistura dos ingredientes para a carne não escurecer.


Ingredientes para o recheio:


200 g de presunto fatiado (ou peito de peru)
250 g de queijo prato fatiado (ou mussarela)
1 colher (sopa) de orégano


Modo de preparo:

Pegue um saco plástico ou filme de aproximadamente 50 cm x 30 cm e unte com óleo ou azeite.
Disponha a massa da carne sobre o plástico em formato retangular.
Reserve 2 fatias de queijo para finalizar e distribua as fatias de presunto e queijo sobre a carne, deixando uma margem de uns 5 cm nas quatro laterais para poder fechar e o recheio não vazar. Polvilhe o orégano.
Levante o plástico em uma das pontas e vá enrolando o rocambole cuidadosamente, apertando com firmeza a cada volta, até encontrar o lado oposto. Cuidado para não enrolar o plástico junto.
Nas laterais, aperte bem até que a abertura tenha se fechado.
Numa assadeira passe um fio de óleo e para acomodar o rocambole, vá escorregando-o cuidadosamente do plástico até que ele “caia” na assadeira, retire o plástico com cuidado para o rocambole não quebrar.
Corte as fatias de queijo reservadas em 3 tiras e coloque sobre o rocambole ainda cru.
Leve ao forno pré-aquecido em 240 graus por aproximadamente 20 a 30 minutos, até que esteja com o queijo de cima bem torradinho.
Sirva quente em fatias, acompanhado de salada, arroz, purê de batatas, suflês, massas, etc.



Sugestão da chef Renata Abdalla:

Esta receita fica muito gostosa com um toque oriental. Experimente colocar sobre as fatias do rocambole já assado um pouco de molho especial para yakissoba ou molho teryaki.
Para os amantes de carne crua (como carpaccio, kibe cru e steak tartar): depois de misturada, separe um punhado da massa do rocambole, coloque em um prato amassando com um garfo. Tempere com azeite e coma com pão e/ou uma deliciosa salada de folhas verdes.

Por Renata Abdalla, do Basicamente Simples...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse ! - Não escreva nada ilegal