Torre de frango com requeijão


Ingredientes da massa:
11 colheres (sopa) de farinha de trigo
400 ml de leite
2 ovos
1 colher (café) de fermento em pó
Sal e pimenta-do-reino a gosto
100 ml de óleo de milho
50 gramas de queijo parmesão ralado

Ingredientes do recheio:
1 kg de peito de frango com osso
300 gramas de requeijão para culinária em temperatura ambiente
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 xícara de salsinha picada
½ xícara de polpa de tomate
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a gosto
Caldo do cozimento do frango
2 colher (sopa) de manteiga ou margarina

Ingredientes do molho branco:
2 colheres (sopa) de manteiga
2 ½ colheres (sopa) de farinha
3 xícara de leite
2 colher (sopa) de cebola ralada
Sal, pimenta do reino branca e noz moscada a gosto

Modo de preparo da massa:
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Unte uma frigideira antiaderente de 20 cm de diâmetro e leve ao fogo médio.
Com a ajuda de uma concha, despeje a massa aos poucos e à medida que ela for caindo na frigideira, faça movimentos rotativos para que toda a superfície da frigideira esteja coberta, de modo que a massa fique fina regular na espessura.
Quando a massa começar a estourar pequenas bolhas, vá desgrudando-a nas laterais, com a pontinha de uma faca e aos poucos, com a mão, desgrude amassa toda. Vire-a e deixe fritar até que esteja dourada.
Repita a operação com toda a massa.

Modo de Preparo do Recheio:
Coloque o frango em uma panela e cubra com água e sal, deixando a água sobrar em dois dedos de altura além do frango. Leve ao fogo e cozinhe até que esteja bem macio. Retire do fogo, desfie o frango e reserve, reservando também o caldo.
Em outra panela derreta a manteiga e doure a cebola até que fique transparente. Adicione o alho e o frango desfiado. Coloque a salsinha, a polpa de tomate e polvilhe a farinha de trigo, mexendo em seguida.
Assim que começar a endurecer, vá adicionando o caldo do frango aos poucos, mexendo sempre, até que adquira uma consistência de mingau.
Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos.
Verifique novamente a consistência e se estiver muito denso, coloque um pouco mais do caldo até voltar a consistência de mingau novamente.

* Essa receita pode ser utilizada também para recheio de tortas e pães.

Modo de preparo do molho:
Refogue a cebola na manteiga. Retire do fogo e acrescente a farinha. Misture bem. Aos poucos coloque o leite, mexendo sempre, até que a farinha esteja totalmente dissolvida. Rale a noz moscada. Volte ao fogo brando e sem parar de mexer, deixe ferver por pelo menos 3 minutos até que fique mais espesso. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Montagem e gratin:
Para a montagem, escolha um refratário ou assadeira de laterais altas. O resultado final deve atingir por volta de 10 cm de altura.
Forre o fundo do recipiente com o molho branco, cobrindo toda a superfície, de forma que a camada de molho não cubra totalmente o fundo da fôrma.
Coloque um disco de panqueca sobre o molho e sobre a panqueca espalhe uma camada de requeijão e outra de frango.
O requeijão e o frango serão divididos pelo mesmo numero de discos de panquecas, por isso calcule a quantidade.
Repita a operação com todos os discos, sendo que a última camada deverá ser o disco da panqueca coberto somente com o requeijão.
Despeje todo o molho sobre a torre, deixando-o escorrer sobre as laterais, de forma abundante. Polvilhe com parmesão e leve ao forno pré aquecido em 220 graus por aproximadamente 30 minutos.

Retire do forno e sirva a seguir.


Sugestão da chef Renata Abdalla:

Para receitas doces substitua na receita da massa o sal e a pimenta por 1 colher (chá) de essência de baunilha, e exclua o parmesão.
Se quiser inovar apresentando uma massa verde, adicione ¾ de xícara de salsinha picada na hora de bater a massa no liquidificador.

Por Renata Abdala, do Basicamente Simples...