Fraldinha com molho de vinho


Ingredientes :

- 1 fraldinha de 800 gramas aproximadamente
- Sal grosso moído a gosto*
- ¼ xícara de vinho tinto – opcional**
- 1 cubo de caldo de carne
- 1 xícara de salsinha picada
- 1 ½ colher (sopa) manteiga ou margarina
- 1 xícara de água

* Caso não possua um moedor de sal grosso, proceda da seguinte forma:
Bata no liquidificador duas xícaras de sal grosso até que ele fique mais fino, mas não tão fino quanto o sal refinado. Reserve e vá utilizando em substituição ao sal refinado em qualquer receita. Além de mais saudável, tendemos a utilizá-lo em menor quantidade, pois seu poder de salgamento é bem maior que o do sal refinado.

** Aproveite aquele restinho de vinho do último jantar romântico e guarde para usá-lo nesta receita. Qualquer tipo de vinho tinto pode ser utilizado, desde que não seja doce (vinho do porto). Se preferir não utilizá-lo (substitua sua porção por água) não há problema, porque o molho fica igualmente gostoso.

Modo de preparo:

- Antes mesmo de começar a manusear os ingredientes, ligue o forno e deixe pré-aquecido por no mínimo 20 minutos. A temperatura do forno é essencial para se alcançar o ponto certo de cozimento da carne.

- Coloque a carne inteira em uma assadeira compatível com o seu tamanho. Se precisar, dobre para baixo a ponta menor da fraldinha.

- Tempere com sal grosso e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, ou até que ela comece a escurecer (o tempo varia muito de forno para forno, por isso dê uma olhadinha de vez em quando).

- Retire do forno, espete com um garfo e esfregue a carne por toda a superfície da assadeira, aproveitando os resíduos do sal. Se, ao espetar o garfo, a carne soltar um caldinho, já indica que ela está começando a cozinhar por dentro e o tempo de forno restante deverá ser bem curto.

- Vire a carne e volte para o forno por mais 5 a 7 minutos aproximadamente, ou até que alcance o ponto desejado.

- Desligue o forno, retire a carne da assadeira e leve-a direto ao bico de gás do fogão, em fogo alto, até que a assadeira esteja quase toda seca com os resíduos da carne.

- Abaixe o fogo para brando e adicione o vinho (ou a água), deixando-o borbulhar por alguns segundos para o álcool evaporar. Em seguida, coloque a manteiga, o restante da água e o caldo de carne.

- Deixe ferver por uns três minutos em fogo baixo e desligue o fogo. Acrescente a salsinha.
Fatie a carne, coloque o molho por cima e sirva imediatamente.

Sugestão da chef Renata Abdalla a salsinha pode ser substituída por qualquer outra erva de sua preferência. Dependendo da erva, a receita ganha um sabor completamente novo. Como a receita é bem versátil a carne pode ser servida com ou sem molho, harmonizando muito bem com uma infinidade de acompanhamentos como saladas, massas, farofa, arroz, batatas, vegetais crus ou cozidos.

Referência...