Aprenda utilizar seu celular como modem



Passo a passo para se conectar à internet utilizando aparelhos com Android e iOS.



Pré-requisitos :

Antes de mexer nas opções do celular, fique atento aos pré-requisitos necessários para que os passos apresentados no tutorial possam ser realizados sem problemas. Você vai precisar de:

Pacote de dados
Conexão 3G
Sistema operacional com suporte à função

Vale lembrar que, mesmo com as dicas apresentados neste tutorial, alguns celulares podem apresentar problemas no compartilhamento da internet devido a erros de configuração da rede. Nesses casos, o melhor a fazer é procurar a operadora para que as modificações necessárias sejam realizadas corretamente.

É importante saber exatamente o que o seu plano de dados permite ou não fazer. Dessa forma, você evita surpresas desagradáveis quando a conta de celular chegar a sua casa. Caso não saiba todas as informações do plano, é aconselhável ligar para a operadora e esclarecer todas as dúvidas.

Ativando as configurações no iPhone :

A configuração para transformar o iPhone em hotspot é bem simples. O primeiro passo é ativar o 3G no aparelho. Em seguida, acesse a opção “Ajustes” e selecione “Acesso Pessoal”. Na tela seguinte, ative o compartilhamento e defina uma senha para o acesso à internet do seu celular.

O iPhone ainda permite utilizar o Wi-Fi, Bluetooth ou a conexão USB para compartilhar a conexão 3G com outros aparelhos. Então, basta ativar o Wi-Fi (ou outra tecnologia) do seu computador, selecionar o iPhone na lista de serviços de rede e navegar na internet.

No Android

Transformar seu gadget em hotspot no Android é bastante similar ao iOS. Tudo o que você precisa é partir para o menu de configurações e escolher a opção “Conexões sem fio e rede”. Então, encontre na lista “Roteador Wi-Fi e Modem” e, no menu que aparece, selecione “Roteador Wi-Fi”.

Então, confirme a transformação do aparelho em roteador e, se preferir, altere as configurações, mudando nome e senha da rede. Assim, você também tem total controle sobre quem está usando seu plano de dados para acessar a internet.
Caso seu smartphone com Android não conte com a opção nativa de criar pontos de acesso, você pode usar aplicativos específicos, como o Quick Settings, que vão ajudar você na tarefa, configurando seu smartphone com poucos toques na tela.

Demais sistemas :

As configurações de rede normalmente seguem um padrão lógico, independente do sistema operacional utilizado. Isso significa que, se você sabe como ativar e desativar o Wi-Fi de um SO, não terá grandes dificuldades em fazer isso em outro.

Geralmente, os aparelhos trazem uma opção no menu chamada “Configurações” ou “Personalização”. Como os nomes sugerem, elas abrigam diversas configurações do sistema, inclusive aquelas que estão relacionadas com a rede.

Alguns gadgets são mais complicados, mas em linhas gerais, é na tela “Configurações”, opção “Wi-Fi” ou “Conexões” que você encontra tudo de que precisa para ativar a internet do seu celular e compartilhá-la com outros aparelhos.

Fonte