1ª etapa de 2012 do Rally Dakar, começa com morte.


A primeira etapa da edição de 2012 do Rally Dakar, que está sendo realizado pela quarta vez na América do Sul, foi marcada por um acidente fatal. Neste domingo, o piloto argentino Jorge Martínez Boero, de 38 anos, morreu após sofrer uma queda da sua moto.
A polícia informou que Martínez Boero faleceu como consequência dos graves ferimentos sofridos no acidente, ocorrido durante a etapa entre Mar del Plata e a cidade de Santa Rosa. O piloto, que participava pela segunda vez do Dakar, morreu quando era transportado em um helicóptero para um hospital de Mar del Plata. Martínez Boero sofreu um forte traumatismo no tórax, fruto da queda da sua moto, uma Beta 450.

Na edição anterior do Rally Dakar, o argentino abandonou a competição na quinta etapa após se perder durante a noite no Deserto do Atacama, no Chile. Ele precisou ser resgatado pela organização.

A morte de Martínez Boero é a segunda desde que o Rally Dakar passou a ser disputado na América do Sul. Em 2009, Pascal Terry faleceu, também na Argentina, por causa de um edema pulmonar provocado por um acidente.

RESULTADO - Ofuscada pela morte de Martínez Boero, a primeira etapa do Rally Dakar foi vencida pelo chileno Francisco López entre as motos. Ele completou os 57 quilômetros que foram cronometrados entre Mar del Plata e Santa Rosa em 32 minutos e 37 segundos.

O chileno foi seguido pelo espanhol Marc Coma, campeão em 2010, com o tempo de 32min51, e pelo argentino Javier Pizzolito, com 33min04. O melhor brasileiro entre as motos foi Felipe Zanol, que ficou em 26º lugar, com o tempo de 35min52.

Entre os carros, o russo Leonid Novitskiy chegou na primeira posição, em 32 min12. O polonês Krzystoff Holowczyc foi o segundo mais rápido, com 32min17, e o francês Stephane Peterhansel ficou em terceiro, com 32min21. O brasileiro Guilherme Spinelli terminou em 11º lugar, com 34min25.

Nos quadriciclos, a etapa inicial foi vencida pelo uruguaio Sergio La Fuente, em 40min13. Já o holandês Marcel van Vliet triunfou entre os caminhões, com o tempo de 37min45.

A primeira etapa do Rally Dakar teve percurso de 820 quilômetros, mas 763 não foram cronometrados. A segunda etapa da prova, que atravessa os territórios da Argentina, Chile e Peru, será disputada na segunda-feira entre as cidades de Santa Rosa e San Rafael.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse ! - Não escreva nada ilegal