Quem inventou o dia das crianças ?


o dia 12 de outubro é feriado e durante grande parte da minha infância pensei que ninguém ia trabalhar porque era dia das crianças. Na verdade o feriado é religioso, o dia de Nossa Senhora Aparecida, mas isso não muda o fato de muitas crianças esperarem ansiosas por seus presentes.


Por pior que isso possa parecer, o dia das crianças foi inventado por um político. Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho sugeriu a criação de uma data para homenagear as crianças, os outros deputados aprovaram a ideia e o decreto nº 4867 foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes no dia 5 de novembro de 1924.

Como leis e políticos nunca chamam muito a atenção da população fora do período eleitoral, a data foi esquecida nas décadas que se seguiram. Assim como outras datas comemorativas, o dia das crianças precisou de um empurrãozinho do mercado publicitário para decolar.


Muitos países como Portugal, Angola, Bulgária e Camboja comemoram o dia das crianças no 1º de junho. A escolha desta data foi feita a partir de um pedido da Federação Democrática Internacional das Mulheres às Nações Unidas para que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo e esta comemoração foi celebrada pela primeira vez no dia 1 de junho de 1950.


A ONU decretou que o Dia Universal das Crianças é comemorado em 20 de novembro, data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança, mas isso não fez com que cada país mudasse sua data para o dia das crianças.

Aqui no Brasil a comemoração é dupla pois sendo uma data religiosa ou não todas as crianças têm um dia livre para se dedicarem às brincadeiras e brinquedos.

E você? Vai manter a sua criança interior viva nesta data?


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse ! - Não escreva nada ilegal