Conheça detalhes do novo iPhone 4S



Todos esperavam mais da Apple, mas há boas novidades. Destaque ficou mesmo por conta da Inteligência Artificial do novo aparelho.


Não dá para negar que faltou o brilho de outros tempos. A começar pelo local escolhido - em vez do gigante centro de convenções em São Francisco, EUA, dessa vez, o novo iPhone foi mostrado no bem menor anfiteatro da própria Apple, em Cupertino. Depois, evidentemente, faltou a presença icônica de Steve Jobs - que foi substituído por um bem mais "morno" Tim Cook. Porém, o que mais fez falta mesmo foi o iPhone 5. Depois de meses de especulações, a Apple não anunciou a tão esperada versão 5 do smartphone, apenas uma versão melhorada do atual iPhone 4, batizada agora de iPhone 4S.

Durante a apresentação, os espectadores passaram de um estado inicial de expectativa em torno do iPhone 5 até um certo anticlímax. Tim Cook abriu os trabalhos, elencando as virtudes e as vitórias da Apple. Mostrou números impressionantes, como os do crescimento da participação de desktops e notebooks da Apple no mercado. Até agosto desse ano, os micros da maçã experimentaram um aumento de 23% nas vendas, enquanto os PCs venderam apenas 4% a mais.


O iOS 5 - sistema operacional que controla os iPhones e iPads - despertou o público, a partir da fala de Scott Forstall, vice-presidente do iOS. Entre outras novidades, o novo sistema operacional terá integração com o Twitter e será a porta de entrada para o iCloud - um conjunto de serviços da Apple que rodará na nuvem, e que oferecerá aos usuários a possibilidade de, por exemplo, acessar documentos e músicas em diferentes dispositivos, utilizando uma mesma conta de acesso. O novo iOS 5 estará disponível para download gratuito para usuários do iPhone 4, iPad 1 e 2 e para o iPod Touch no dia 12 de outubro, também no Brasil.

Depois, foi a vez de Eddy Cue, vice-presidente da empresa para a área de internet, detalhar as novidades do iCloud - que, na verdade, já haviam sido anunciadas pela própria Apple num evento anterior. Os serviços do iCloud também estarão disponíveis a partir do dia 12, inclusive no Brasil.

Mesmo desenho, hardware e software diferentes

O momento mais aguardado por todos chegou nas palavras de Phil Schiller, outro vice-presidente da empresa. O iPhone continua essencialmente o mesmo no desenho - não houve mudanças de design, mas várias alterações nas especificações.


Processador

Agora, o iPhone conta com o processador A5, que tem dois núcleos, contra o núcleo único atual. A Apple afirma que o novo telefone é duas vezes mais rápido que o já existente no mercado, e esse desempenho aumenta ainda mais com relação aos gráficos, que devem ser até 7 vezes mais rápidos.

Câmera

A câmera do aparelho ganhou força nova. Agora, ela vem com 8 megapixels e é bem mais rápida. Tem também uma capacidade de absorção de luz até 73% maior, o que significa que você precisará de menos luz para boas fotos. Em ambientes bem iluminados, a qualidade deve ser superior. Além disso, o mecanismo consegue registrar vídeos em Full HD (1080p), algo que alguns concorrentes do iPhone já faziam e que, agora, o aparelho da Apple também oferece.


Conexão

O iPhone 4S sairá de fábrica com a capacidade de se conectar tanto a redes GSM quando a redes CDMA. Uma boa notícia para quem viaja para os Estados Unidos e a Ásia, onde as redes CDMA ainda são fortes, em oposição à América Latina e a Europa, onde o GSM reina absoluto. Boa notícia também para quem usa o telefone como modem. Mesmo sem ter capacidade de conexão 4G, a Apple promete que o novo iPhone consegue se conectar com uma velocidade de até 14.4 megabits por segundo. Se ainda não é o 4G, pelo menos pode garantir uma navegação pela Web muito mais confortável - onde as redes permitirem.

O ponto alto

Se a Apple de certo modo frustrou o mundo sem o iPhone 5, ela mostrou, por outro lado, uma grande inovação. Conforme o Olhar Digital havia antecipado, o iPhone 4S traz embutido um novo recurso chamado de iPhone Assistant. Trata-se, essa sim, de uma boa novidade. O iPhone Assistant é um recurso de inteligência artificial incorporado ao telefone. Baseado num mecanismo super avançado de reconhecimento de voz, o telefone literalmente "aprende" com os hábitos do dono, e é capaz até de tomar decisões baseado nesse aprendizado. A novidade foi desenvolvida a partir do mais ambicioso projeto de inteligência artificial já custeado pelo governo dos Estados Unidos - um projeto que foi batizado de Calo. Por enquanto, o sistema só reconhece os idiomas Inglês, Francês e Alemão.


Lançamento

O novo iPhone 4S chega às lojas dos Estados Unidos, Japão, Canadá, Reino Unido, Austrália, França e Alemanha no dia 14 de outubro. Os preços são: US$ 199 para o aparelho com 16GB, US$ 299 para o com 32GB e 400 para o com 64GB. Esses valores estão sujeitos a contratos de dois anos com as operadoras.

O Brasil pode receber o aparelho até o fim do ano, mas o país não foi listado inicialmente pela Apple.

Mercado

O mercado recebeu com certo desânimo o evento da Apple. Logo após o encerramento da apresentação, as ações da empresa caíam quase 3%. (Atualização: agora, 17h08, as ações caem 5%).

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse ! - Não escreva nada ilegal