Atalhos que todos deveriam conhecer



Atalhos de teclado que podem ser úteis para aqueles momentos em que você quer mais agilidade, ou o mouse não pode efetuar a tarefa.


Os atalhos

ALT+F4: essa combinação de teclas faz com que uma janela ativa seja fechada pelo encerramento do programa em questão. O atalho pode ser bem útil no caso de o aplicativo estar com problemas para fechar ou se você precisar sair rapidamente dele.

ALT + ENTER: esse atalho alterna entre janelas abertas ou ativa o modo de tela cheia. Ele também pode exibir a caixa de propriedades de determinado elemento. Se você estiver preso em um jogo e ele travar, pode ser uma boa saída para você conseguir sair dessa tela, de forma a tentar resolver o problema (seja para finalizar o programa ou tentar recuperá-lo).

CTRL + F: é o atalho para você inicializar mecanismos de busca. Ao utilizá-lo, normalmente o campo de pesquisa é aberto na tela e o cursor normalmente já é posicionado dentro dele. Ele funciona para vários aplicativos, sendo a grande exceção o Word em português, que utiliza Ctrl + L para a função.

Ele permite economizar tempo, pois você não vai precisar retirar a mão do teclado apenas para localizar um termo no seu texto.

CTRL + S: Serve para salvar um documento. É uma alternativa mais rápida para fazê-lo do que precisar recorrer ao mouse (visto que você normalmente está digitando e com as mãos já no teclado). Assim como no caso anterior, se você quiser salvar algo no Word em português, o atalho é Ctrl + B.

CTRL + N: é o atalho para criar um novo objeto (ou uma nova janela se você estiver navegando na internet). Representa uma forma mais ágil para fazê-lo do que o menu de contexto do Windows.

CTRL + P: ativa a impressão do documento. Como o atalho abre a janela de propriedades da impressora, você também pode checar as alternativas escolhidas (como tamanho do papel, orientação, a troca da impressora encarregada da tarefa etc.).

CTRL + ESC: serve para abrir o Menu Iniciar. Esse atalho pode agilizar na abertura de outro programa (pelo atalho dele no Menu Iniciar) ou para alternar entre a janela ativa para a Área de trabalho.

ALT + TAB: alterna entre janelas ativas no sistema. Duas ótimas maneiras de utilizá-lo são quando você quer voltar a trabalhar com outro documento, ou então, para aquelas ocasiões em que o programa ativo travou e não está permitindo que você o feche ou minimize.


WIN + TAB: ele faz com que todas as janelas ativas sejam “enfileiradas”, para que você possa escolher aquela na qual deseja entrar. Funciona de maneira semelhante ao atalho anterior e também pode ser utilizado tanto para sair de um programa como para retomar o que estava fazendo em outro documento.

CTRL + SHIFT + ESC: todos conhecem o CTRL + ALT + DEL, mas poucos sabem do CTRL + SHIFT + ESC. Ele serve para abrir o Gerenciador de tarefas do Windows. É ideal para aqueles casos em que você não quer reiniciar o computador ou abrir outras alternativas, mas somente iniciar o Gerenciador do Windows.

F1: é o atalho para abrir documentos de ajuda. Se você não sabe como utilizar uma função ou gostaria de conhecer mais alternativas, abrir o “manual” deixado pelo desenvolvedor sempre pode ser uma boa alternativa.

SHIFT + DEL: esse atalho faz com que um documento seja excluído definitivamente, sem passar pela Lixeira. Se você tem certeza da exclusão do arquivo, ele é uma ótima alternativa visto que vai pular o processo de limpar a Lixeira do sistema logo após utilizar somente a tecla Delete.

WIN + L: Serve para bloquear o computador e representa um ótimo atalho para quando você quer sair da máquina, mas não desligá-la. É uma forma mais rápida de fazê-lo do que recorrer ao Ctrl + Alt + Del e ainda ser necessário escolher a alternativa na lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse ! - Não escreva nada ilegal