Você já viu uma fossa ?



Fossa ou Fosa (Cryptoprocta ferox) é um mamífero carnívoro da família Eupleridae (anteriormente Viverridae). São encontrados na ilha de Madagascar, sendo o maior carnívoro mamífero da ilha. Sua aparência lembra a de um gato alongado, e sua cauda é quase tão comprida quanto o restante do corpo. Sua coloração é castanho-avermelhada e possui uma cabeça relativamente pequena, com um focinho curto e orelhas arredondadas proeminentes.

Diferente dos viverrídeos, as fossas são plantígradas, caminhando com a sola dos pés apoiada no chão. Suas garras são curtas e retrácteis, sendo boas para escalar árvores. Os pesquisadores acham que ele pode ser da família da fuinha, mas sabem pouco sobre o fossa, que existe apenas na ilha de Madagascar, no litoral da África. Ele detesta aparecer. Fica escondido na mata e é tão difícil vê-lo que só há pouco tempo cientistas descobriram que ele não é um bicho noturno e costuma ficar ativo também durante o dia.

O fossa é feroz e ataca com rapidez de um raio, saltando sobre as presas que podem ser anfíbios, aves e mamíferos, principalmente lêmures, o seu prato favorito. Esses animais vivem solitários, mas no verão procuram parceiros. A fêmea vai para o topo de uma árvore e espera os machos, que são atraídos pelo cheiro que ela exala. Eles ficam nos galhos mais baixos e começam a brigar. Depois, o mais forte sobe até a fêmea para acasalar. Daí, as brigas continuam e a fêmea se acasala com outros vencedores. Após algumas semanas, ela desce da árvore e prepara um ninho de folhas onde vai dar à luz. Em geral, nascem de dois a quatro filhotes. Ela amamenta e cuida dos pequenos sozinha, levando alimentos para eles até que aprendam a caçar com a mesma rapidez que ela.







Fonte

Um comentário:

  1. Bem indicado! Espero que muita gente pode ler este
    excelente artigo. Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse ! - Não escreva nada ilegal