Reduza a memória virtual do Windows7


Truque que podem liberar um bom espaço no seu HD.

win7-1.png

Todas as versões do Windows possuem o recurso de memória virtual para que o sistema possua memória extra, caso venha a acabar o espaço na memória RAM. A memória virtual é conhecida também como arquivo de paginação, o qual fica oculto e ocupa muito espaço em disco.

Normalmente o Windows gerencia o tamanho do arquivo de paginação automaticamente, porém alterar o tamanho do arquivo manualmente pode ser uma opção muito interessante para os usuários que estão precisando de um espaço extra em disco. Vamos ao passo-a-passo:

1) Clique com o botão direito sobre o ícone “Computador” e clique em “Propriedades” — esta ação pode ser executada através do ícone presente na Área de Trabalho ou do item no Menu Iniciar.


Propriedades do Computador

Detalhe: você pode acessar a mesma janela através do item “Sistema” do Painel de Controle.

2) Ao lado esquerdo da janela há vários itens. Clique em “Configurações Avançadas do Sistema”.


3) Uma nova janela é aberta, a qual possui três campos principais. Na parte de “Desempenho” você deve clicar no botão “Configurações”.


4) Numa nova janela são exibidas duas seções. A segunda seção é a de “Memória Virtual”. Clique no botão “Alterar” para modificar manualmente as configurações de memória virtual.


5) Para poder alterar as configurações é necessário que você desmarque a caixa “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”.


6) Note que o Windows faz recomendações automáticas do máximo e mínimo tamanho que o arquivo de paginação deve possuir. Como queremos liberar espaço em disco, devemos atribuir o tamanho máximo e mínimo para 2048 MB, algo que é bastante para casos em que a memória RAM não seja suficiente.


Atenção: Não coloque valor abaixo de 2048 MB, pois caso falte espaço na memória RAM e o computador tenha de utilizar a memória virtual, seu computador pode apresentar sérios travamentos. Note ainda que se o valor indicado como utilizado atualmente pelo Windows for menor do que 2048 MB, pode ser que o espaço em disco seja reduzido.

Detalhe: usuários com mais de 4 GB de RAM podem desativar a utilização da memória virtual se desejarem.

7) Clique em “Definir” e pressione o botão OK.

8) O Windows deve solicitar que você reinicie seu computador.

Agora seu computador deve estar com um pouco a mais de espaço em disco para você armazenar o que desejar.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse ! - Não escreva nada ilegal