Conhecendo a função de backup do Windows 7


Aprenda como fazer backup utilizando a ferramenta que já vem instalada com o sistema.


Algumas das ferramentas que já acompanham o Windows não são conhecidas por terem o melhor desempenho ou efetuarem sua função de maneira satisfatória. Entre as mais criticadas, está a ferramenta de backups que já acompanha o sistema.

Como fazer backups regularmente é realmente essencial para manter os dados de seu computador seguros, a Microsoft fez melhorias significativas nesta ferramenta para o Windows 7. Um dos destaques é o fato de o backup agora ser inteligente, salvando apenas os dados que foram incluídos ou alterados após a última cópia de segurança efetuada.

Caso haja mais de uma versão de um mesmo arquivo, o aplicativo permite que você escolha qual deve ser recuperada (por padrão, o programa irá restaurar a versão mais recente). Esta ferramenta faz o backup de imagem para a proteção do sistema e de arquivos, para dados (blibliotecas, dados, conteúdo de meus documentos, etc.), com a possibilidade de selecionar apenas algumas pastas para proteção.

Abaixo é explicado como configurar e aproveitar ao máximo a ferramenta e backup já disponibilizada no Windows 7.

Primeiro clique com o botão direito do mouse no drive que você deseja efetuar backup e escolha a opção “Propriedades”.


Uma nova janela é aberta. Entre na guia “Ferramentas” e clique em “Fazer backup agora”.


Em seguida, clique em “Configurar backup”.


Nesta tela, escolha o local no qual seu backup será criado. Lembre-se de que aparecem apenas discos rígidos e unidades de CD/DVD. O Windows recomenda que você faça a cópia para uma unidade externa (removível) e, se esta for sua opção, ela deve estar conectada.


Em seguida, você tem que escolher os arquivos para backup. Há duas possibilidades: “deixar o Windows escolher” ou “deixar que eu escolha”. Na primeira opção, o próprio sistema operacional decide quais dados integrarão o backup. Na segunda, uma nova tela é aberta para que você decida o que deve fazer parte da cópia de segurança (recomendada se você quiser proteger apenas alguns poucos arquivos ou pastas).


Nesta etapa, uma janela é exibida para que você confira o que foi escolhido e faça alterações caso seja necessário. Para escolher o intervalo de tempo e horário no qual os backups serão efetuados, clique em “Alterar agendamento”. Então, basta clicar em “Salvar configurações e executar backup”.


Feito isso, o programa inicia o primeiro backup do sistema, que é o mais demorado. Os próximos serão feitos somente a partir do que foi alterado em seu computador.

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