É provavelmente um dos protestos mais radicais de que há memória. Adrian Sobaru, um romeno de 40 anos, saltou das galerias do Parlamento em Bucareste para mostrar o desespero causado pelas medidas de austeridade impostas pelo Governo. O electricista da televisão estatal ficou gravemente feridos, mas não corre risco de vida. O protesto deixou o Parlamento em estado de choque e levou o primeiro-ministro a apelidar o incidente de «tragédia».
Adrian Sobaru, que vestia uma t-shirt onde se lia «vocês mataram o futuro dos nossos filhos», subiu para o corrimão do balcão, de lá gritou «vocês têm o pão dos nossos filhos», e saltou de uma altura de sete metros. Caiu entre as cadeiras dos deputados que se preparavam para discutir uma moção de censura ao primeiro-ministro Emil Boc que acabou por ser recusada.
A causa do protesto parece estar directamente relacionada com as medidas de austeridade. Segundo a imprensa local, Sobaru é pai de dois filhos, um deles autista, e os cortes nos apoios sociais terão atingido o subsídio que recebia para cuidar do filho doente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine, se expresse ! - Não escreva nada ilegal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine, se expresse ! - Não escreva nada ilegal